terça-feira, 29 de abril de 2014

Resenha do livro "Como treinar o seu dragão" de Cressida Cowell.

Olá, leitores!
Hoje estarei fazendo a resenha do livro "Como treinar o seu dragão" da autora Cressida Cowell que já ganhou sua própria adaptação cinematográfica e está prestes a lançar sua continuação. O livro possui 244 páginas e foi publicado no Brasil pela editora Intrínseca.

"Soluço Spantosicus Strondus III foi um extraordinário herói viking. Chefe guerreiro, mestre no combate com espadas, era conhecido por todo o território viking como "O encantador de dragões", devido ao poder que exercia sobre as terríveis feras. Mas nem sempre foi assim... [...]"


Resenha: Irei iniciar esta resenha confessando de que não tinha muitas esperanças por este livro e que apenas o procurei para ter uma leitura mais leve e sair do universo complexo em que nós leitores estamos sempre envolvidos. Esperava uma história extremamente infantil e fútil. Felizmente não foi isso que obtive.
O livro conta a historia de Soluço um viking que mora na ilha de Berk e é filho do chefe de sua tribo, Stoico, O Imenso. Todos esperam muito dele por ser o filho do chefe porém ele é o mais magrela e fraco de toda a aldeia. Ele precisa passar por vários obstáculos para se tornar um viking completo e se tornar membro honorário da aldeia dos Hooligans, porém conseguimos muito mais que isso com o decorrer do livro.
Além de estarmos infiltrados no que ocorre na vida de Soluço também podemos nos identificar com várias das situações que ocorrem no livro, fazendo com que coloquemo-nos no lugar do garoto, o que é muito entusiasmante. O final do livro é extremamente maior do que eu esperava o que me surpreendeu de uma maneira boa. Já assisti a adaptação cinematográfica e confesso que os dois não tem nada a ver e de certo ponto parecem ser histórias distintas, exceto por suas características principais. Um dos pontos que podem ser considerados errados no livro é que na capa da a entender-se que Soluço é o próprio autor então você espera que o livro seja escrito em primeira pessoa, mas não é isso que acontece. O livro é contado em terceira pessoa o que tira toda a magia de se entrar inteiramente em um personagem. Fora isso não há nada que se possa falar. O livro é repleto de imagens desenhadas a mão por alguém que parece não saber desenhar nada o que torna muito mais emocionante e natural. Certamente a editora fez um ótimo trabalho com o livro. E para resumir nossa resenha gostaria de dizer que se você está procurando uma leitura leve e descontraída esta talvez seja uma boa opção.

2 comentários:

Karen Soarele disse...

Oi, Pedro!
Que coincidência! O livro que eu estou lendo hoje é o segundo da série, "Como ser um pirata". Me falaram que esse segundo é o mais fraquinho da série inteira, mas eu estou achando divertidíssimo! Assim que você puder, leia! Aliás... o que eu tenho ouvido falar é que a série inteira é ótima.
Na verdade, eu só resolvi começar a ler depois que comprei o Artbook do filme. Como eu trabalho com ilustração, é sempre bom ter referências à mão, e elas acabaram me influenciando e me fazendo ler, haha.
Bom, é isso. Abraços!!!

Unknown disse...

Que bom, Karen! Gostei muito do primeiro livro, apesar de ser voltado ao público infantil ele não passa essa sensação. Há muita moral por trás da história, recomendo-o!
Abraços.

Postar um comentário